Apanhado da Semana #01: Elisa, Lucas Vasconcellos e mais

Aquele resumo despretensioso do que vi, ouvi e gostei durante a semana entre 18 e 24 de abril.

Elisa Fernandes & Casuarina – Saravá, paz e bem

Amigos de longa data é pouco. A gente se conheceu ainda criança, morando na mesma rua, na Praça Seca, Zona Oeste do Rio. Posso dizer que tive o privilégio de ver a artista nascendo e estreando, com muita luta pelo caminho, culminando no lançamento de seu delicado disco de estreia “ELISA“.

A despeito da beleza de seu trabalho, confesso que fiquei frustradíssimo quando vi que “Saravá, paz e bem” havia ficado de fora. Nos shows do coletivo Nós de Cabrália, do qual ela faz parte, é um dos temas de maior sucesso (ô saudade!). Finalmente, Elisa lançou a faixa, com a companhia luxuosa do Casuarina. Eu te desafio a ouvir sem ficar com o refrão na cabeça.

Lucas Vasconcellos – Somos Esse Trem

Admiro o trabalho do Lucas já tem uns bons anos, desde sua ex-banda Letuce, suas boas ideias como produtor, como músico acompanhando a Legião Urbana e, especialmente a carreira solo, que começou oficialmente com o álbum “Falo de Coração“, ainda em 2013. Corta para este mês e saiu o quarto de inéditas “Teoria da Terra Plena“, gravado em seu bucólico estúdio Pavão Preto, na Serra dos Órgãos. A faixa de abertura, “O Contorno das Nuvens” já tinha me pegado antes, como single, mas foi a ótima “Somos esse trem” que me causou dependência auditiva.

Walter Ribeiro & Nora Fortunato – Desatino

Na semana anterior, Nora me pediu recomendação de um estúdio para gravar um trabalho novo com Walter, meu amigo de longa data – e que já me hospedou como um rei por uma semana em Salvador. Uma troca de mensagens e aí está essa combinação poética de violoncelo, violão, lirismo e essa voz clássica do Walter, nesse trabalho que muito bem poderia ter sido lançado décadas atrás – e que bom que foi em pleno 2021.

Juntos, eles mantêm a revista eletrônica Poéticas em bytes, que publicou dois contos de minha autoria, também nesta semana.

Billy Crocanty – Gliter

A persona de Vicente Coelho, que despontou à frente da Biltre, tem múltipla personalidade e eu posso provar. Em mais um de seus lançamentos low profile de quarentena, ele resolveu soltar uma “pra falar mal do Bolsonaro”. Em vez de de toda aquela animação a que já me acostumei, não é que ele solta uma bossa anos 2000 para comprovar a teoria?

Natascha Falcão – Banho de Flor

“AI, ELA TÁ MUITO LINDA, PUTA QUE PARIU!”, foi a reação da minha namorada quando mostrei o novo clipe da Natascha. Além dela ter razão, resta acrescentar que essa canção ensolarada veio em boa hora, para renovar os ânimos com uma voz tão gostosa entoando amor e um saudosismo esperançoso, quando esse vírus ainda nos ameaça tanto.


Também instou no Instagram: @marcosa.art